::VW Golf Mk1 - Spirit of '76::

Nada como um coração novo para re-acender, ou mesmo presentear, um grande clássico. Contando com uma legião de fãs mesmo nos países onde não foi importado oficialmente e os exemplares são raríssimos, o VW Golf Mk1 faz sucesso. Se devidamente personalizado e apimentado, nada melhor.

.:run4fun:.


Com um exemplar ano '76 em mãos, Chad Erickson, proprietário da empresa SCI Performance resolveu seguir a cartilha "Old School" na personalização e acertou em cheio com um motor 1.8 20v Turbo. Não precisava mesmo ser completamente montado com base na velha escola de personalização.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Mas a receita estava pronta e boa parte dos ingredientes estavam às mãos. Foi só acertar detalhes e montar um projeto equilibrado e com ótimo desempenho. O motor 1.8L de 20 válvulas Turbo recebeu diversas melhorias, entre elas o emprego do acelerador eletrônico (drive by wire). A turbina original deu espaço a uma alemã KKK modelo K03 com coletor e escape confeccionados em 2 1/2". Para resfriar o ar admitido por um CAI da SCI, um intercooler feito sob medida fez parte da jogada, juntamente com um coletor de admissão herdado de um Audi TT de 225cv. Com a ECU original do motor 1.8 20v Turbo gerenciando todo o sistema, Chad optou apenas por utilizar um REVO Immobilizer Defeat Chip, que escraviza a central, permitindo, entre várias outras configurações, que o imobilizador existente neste motor seja desativado, podendo assim alterar-se parâmetros de injeção, ignição, abertura, fechamento de corpo de borboleta... Old School mesmo só nos acessórios. No motor, uma verdadeira aula de swap e configuração. O câmbio agora é um 02J de cinco marchas com blocante Peliquin no diferencial de deslizamento limitado. Perfeito para se aproveitar o motor em médias e altas velocidades sem se perder nas saídas com falta de tração.

.:run4fun:.

.:run4fun:.

As rodas são as belíssimas alemãs BBS modelo RM de 7,5x15" com bordas polidas e centro pintado na cor Bali Green, a mesma da carroceria. As rodas são calçadas com pneus Toyo T1R de medidas 195/45-15" e formam no conjunto o bom e conhecido strech. Escondidos pelas BBS's estão discos ventilados de 256mm e pastilhas Mintex com pinças de quatro pistões na dianteira, enquanto as rodas traseiras escondem um jogo completo de discos herdados de um Scirocco. A suspensão é composta por amortecedores do tipo coilovers da Bilstein com pratos para adaptação de barras anti-torção. Na dianteira Chad utilizou uma barra Eibach e na traseira uma Neuspeed. As barras de tração são modelos OEM utilizados no Scirocco 16v, mais rígidas e grossas para maior estabilidade. Com todas as modificações, o Mk1 anda cerca de 1,5" mais próximo do solo e apresenta uma estabilidade e dirigibilidade fora do comum. Ótimas para um carro de rua.

Externamente o carro foi completamente pintado na cor Bali Green, original da VW, com todos os emblemas e símbolos originais novos, extirpando-se apenas os repetidores laterais e a antena. Simples e sem adereços.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Seguindo a ordem do exterior, o interior não recebeu muitas parafernalhas e ficou no essencial, com um leve toque de personalização. O painel fora substituido por um modelo mais novo e completo, com manômetros instalados no local destinado ao rádio, vindo de um GTi '78. O volante foi arrematado de um Porsche 911 enquanto os paineis de porta, carpetes e a sessão central dos bancos Recaro foram feitos pelo próprio Chad com um tecido quadriculado com tons em verde para combinar com a carroceria e as rodas BBS RM. O sistema sonoro segue o mesmo princípio da simplicidade. A unidade central é um Alpine (instalado no porta-luvas) que controla um subwofer JL Audio de 10" no porta-malas e um par de falantes de 5,25" nas portas.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

As fotos são de autoria do fotógrafo Kristopher Clewell, que nos brinda com duas fotos dignas de papeis de parede.
.:run4fun:. .:run4fun:.


.:run4fun:.
.:run4fun:.

Um dos grandes "culpados" desta matéria, é um amigo de Curitiba. Essa semana recebi via correio um envelope com um DVD. Eu já sabia o que era e o esperava desde a semana passada. Um amigo que adquirira uma coletânea de pequenos filmes sobre carros, gravou uma cópia e enviou-me. Os aficcionados reconhecerão o nome: WagenWerks. Ví o filme completo com minha filha ao colo e olhos atentos à tela. Fica a dica e o agradecimento.

Obrigado Harry!!!

Grande abraço a todos!

7 Acelera!!!:

  1. Não tem o que dizer ne, belo exemplar, bela materia, belas fotos, enxem os olhos de um bobo aficcionado por Vw ... Parabens ai Rafa teu blog eh foda

    ResponderExcluir
  2. show de bola!

    Carrinho ficou lindo!

    BTW! os videos do wagenwerks são animais!

    ResponderExcluir
  3. faço das palavras do renan as minhas!!!

    ResponderExcluir
  4. Rafa, meus parabéns pela matéria, ficou sensacional! Agradeço pela dedicatória e fico muito feliz de saber que aproveitou o DVD.
    Que MK1 maravilhoso!
    Um abração, Rafa!

    ResponderExcluir
  5. Ma home!! pare de posta esses calhanbec ai...

    tu que me mata do coração e me deixa pobre? tu acredita que tem um volante desse no ML?? bah cruel a vida de Bxero... (um golfero mal sucedido) ahhaha

    abraço guri, exelente materia!

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo o carro
    Parabens pelo blog, está sensacional.
    Abraçoos

    ResponderExcluir