::Fiat Uno 1.6R::

É interessante como a mente flui quando regada a um bom whiskey. E quanto mais velho, melhor! Neste exato momento degusto um belo Johnnie Walker Black Label (faltou $$$ para comprar o Blue) e ensaio escrever algo sobre um dos carros que mais marcaram minha curta jornada automobilística: o Fiat Uno.

O Fiat Uno 1.6R de 1990 que ilustra esta matéria já está quase na idade do Blue Label, mas, assim como a bebida, torna-se cada dia melhor nas mãos do amigo Digo Garcia, administrador do site Clube do Uno Brasil.



O motor é um ACT Sevel de 1580cc com cabeçote re-trabalho de 8 válvulas. O cabeçote recebeu válvulas de admissão e escape maiores, além do polimento dos dutos de admissão e escape. A taxa de compressão medida ficou em 9,8:1 e o carburador Weber TLDF recebeu algumas melhorias. O escape recebeu coletor 4x1 com canos de 2". As velas de ignição foram substituidas por outras da NGK de dois eletrodos com cabos de velas da mesma marca. No mais, todas as outras peças continuam originais, inclusive o comando de válvulas que ninguém acredita. Toda a preparação e acerto ficou por conta de Fernando Kfouri da Racer Preparações.

Externamente o belo Fiat Uno recebeu um jogo de rodas originais do Uno Turbo de 14" devidamente calçadas com pneus Michelin Energy de medidas 185/55 e alguns frisos vermelhos percorrendo o recorte dos para-choques e caixas de ar, lembrando os saudosos Fiat Tipo Sedicivalvole. A dianteira não sofreu a mácula comum entre os Unos: a alteração dos faróis e grade, permanecendo com a "frente alta" rara e original e as laterais ainda contam com os alargadores laterais originais da série. Um charme!







A suspensão foi tratada com carinho e recebeu um retrabalho nos amortecedores Cofap Turbogás efetuado pela Drift Suspension, As molas foram reduzidas em 2,5 elos e agora o 1.6R ostenta uma estabilidade digna de carros de pista, bem condizente com a nova proposta do motor em um carro tão leve.

Internamente, Digo primou pela originalidade. O 1.6R mantém os bancos, cintos vermelhos e painél satélite dos Unos desta época, mas foi necessário a adicão de um conta-giros de 5" da Orlan Rober com shift-ligth integrado para ajudar na troca de marchas, pois, como se sabe, num aspirado, qualquer falha pode levar todo o trabalho por água a baixo.






Tenho acompanhado o processo de restauração da integridade deste exemplar há algum tempo e só vejo melhorias. Criterioso e paciente, Digo quer deixar seu 1.6R cada dia melhor e como não pretende vendê-lo tão cedo, não existe o fator "pressa" para atrapalhar seus feitos.

Ainda não conferi meu jogo da Mega-Sena desta semana, mas se dei sorte, certamente o Digo vai receber uma proposta de compra do Uno esta semana. Ah vai!

Grande abraço a todos!

6 Acelera!!!:

  1. A muito tempo venho acopanhado o seu blog, e gostaria de dizer que esta de parabens. Sobre o Uno, primeiramente não sou um grande fã da montadora FIAT, mas esse modelo em especial despertou minha atenção, realmente muito bonito e conservado, a unica coisa que eu faria diferente seria pintar as rodas na mesma tonalidade da porta do porta malas, inclusive na primeira foto da a impressao de estar assim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado rafa, pelo interesse e oportunidade de mostrar meu "Panda" aqui no seu Blog, que é referência de carros charmosos e espetaculares.

    Fico imensamente agradecido, de coração!!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. dessa vez - apesar de nao gostar mto de uno - tenho que parabenizar o portador dessa raridade!!!

    que trabalho!!!

    rafa, mais uma vez tenho o prazer de abrir seu blog e ter certeza de uma otima materia!!!

    parabens

    ResponderExcluir
  4. kra naum gostei mtu do interior ainda mais pelo ano dele

    mas fora isso o carro tah show
    muito bem ajeitado !! tah mtu masssa!!

    flw !!

    ResponderExcluir
  5. Cara, apos ver seu carro, fiquei irado, pois tenho um uno 1.6R ano 1991, mas presciza de um trato, vc ta de parabens cara, muito bom, espero um dia ver o meu assim, lidão, abraço e novamente meus parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de instalar no meu 1.6R 91 um carburador novíssimo original de caixa,Magnetti Marelli.Foi uma luta encontrá-lo mas agora que o carro está um brinco estou com problemas nas reforma da suspensão.

    Preciso achar esse amortecedor
    turbo gás da uno 1.6r cofap
    Alguém pode me ajudar com informações?

    ResponderExcluir