::Ford Fiesta Mk5 Zetec S::

Algumas postagens me deixam nostalgico. Não por já ter vivido demais e ter dirigido inúmeros carros, afinal, nem passei dos trinta e não dirigi tantos carros assim, mas alguns poucos acabaram por marcar minha vida e ficarão para sempre na lembrança.

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Assim ocorre com meu primeiro carro pós-casamento. Era um Ford Fiesta Mk5 vermelho/vinho que a patroa comprara ainda solteira e optamos por ficar com ele pois seria mais fácil de manter e o meu Fiat Uno, mais fácil de vender. Para quem estava casando esperando herdeira, qualquer centavo faria diferença. Ficamos com ele por cerca de um ano e trocamos por um carro maior e com porta-malas de verdade (Ufa!).

Ao ver o tópico criado pelo inglês Darrin, de Wokingham/Inglaterra, atentei-me aos detalhes e não pude resistir em trazer ao blog um projeto simples, eficaz e... ASPIRADO!!! Muito comum em preparações aspiradas, as throttle bodies (corpos de admissão individual) de 42mm da Jenvey Direct estão presentes neste Ford Fiesta Mk6 Zetec S de propriedade de Darrin e melhoraram bastante a admissão do motor Zetec-SE Black Top de 1.6L 16v vindo de um Ford Focus. O cabeçote foi retrabalhado e ganhou maior fluxo e válvulas maiores tanto para admissão quanto para o escape. As molas de válvulas foram substituídas por outras de maior carga para evitarem a flutuação destes componentes em altos giros. Os bicos injetores são os mesmos que equipam os motores Vauxhall C20XE (vieram nos Chevrolet Calibra e Vectra GSi, aqui para o Brasil) de vazão à ordem de 220cc/min que exigiram um dosador de combustível de que opera com pressão de 3Bar. O "cérebro" que comanda a nova unidade de força é uma central Omex600 com mapas distintos para estradas e pista. O escape fora substituido por um 4x2x1, com um catalizador modelo 200 Cell da linha Sport e um abafador da Milltek. A embreagem teve de ser substituida por uma Ford Racing do Puma e deste mesmo modelo, o Fiesta de Darrin recebeu uma nova caixa de câmbio para aliar melhor a nova potência gerada pelo motor. Um reservatório em aço inox acumula óleo para que este fluido não falte ao motor. Algo essencial em um aspirado forte. As mangueiras de silicone verdes são da Sanco e atualizaram o motor com alguma cor, fugindo do preto dominante. Com todas as modificações, o Fiesta de Darrin registrou no dinamômetro 154,3cv @ 7.855Rpm com um torque de 11,64kgfm @ 6.558Rpm. Para uso diário deve ter ficado um tanto quanto complicado.

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"Potência não é nada sem controle". Essa máxima expressa a preocupação de Darrin, que providenciou um conjunto de amortecedores reguláveis com molas incorporadas (coilovers) ajustados para baixar o carro em 65mm. Espaçadores de braços de suspensão instalados antes dos cubos de roda foram adicionados e possuem medidas 12,5mm para as rodas traseiras e 5mm para as rodas dianteiras que, além de melhorarem a estabilidade, deixaram o carro mais opulento com o jogo de rodas 6,0x15" vindas do Fiesta Mk6 Zetec-S. Os discos de freio agora são de 300mm vindas do Focus ST170 e são prensados por pinças de Mondeo Mk3 com pastilhas EBC Green. A linha de freio é da Goodridge com malha de aço para suportar altas temperaturas quando o conjunto é muito exigido.

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Externamente nada de novo, apenas a pintura da máscara dos faróis, o alisamento da tampa do porta-malas e uma ponteira de escape em aço inox. O conjunto estético foi o que inspirou a linha Sport que desembarcou no Brasil nesta mesma geração. O interior ganhou alguns detalhes em alcântara, mas foram só por estética.

Um carro que me fez re-ver os pequenos Fords e que, neste exemplar, me fez desejá-los mais uma vez.

Grande abraço!

3 Acelera!!!:

  1. É run4fun, desde do tempo do teu Mille preto passeava nas páginas do fórum UnoClub, compartilhamos do mesmo principio de preparação de carros, isto é, rodas maiores porém originais, motores dos irmãos maiores e suspa baixinha porém eficiente.
    E esse carro mostra exatamente do que foi comentado acima, isto é, está perfeito, conforme ao nosso gosto.
    Continue sempre nos proporcionando viagens de como poderíamos avançar em preparação dos nossos amados bólidos.
    Abraços,
    Charuto

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  2. nunca fui com a cara de desse fiesta, mas esse ai ta bem arrumado, nem to falando do motor, sem coments, mas de estetica, ficou bacana.

    abraços

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  3. Também sou obrigado a dizer que compartilho desse mesmo gosto por preparações!

    Por mim, pode continuar assim por todos os posts =)

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